Essa receita, além de super fácil, fica deliciosa.
Fiz junto com meu filho, que adora cozinhar comigo. Considero muito importante levar as crianças para a cozinha, pois é uma forma de desenvolver autonomia e boas memórias
Em poucos minutos, fizemos um pãozinho SEM GLÚTEN super macio, perfeita para celíacos ou pessoas com dietas com restrição ao glúten.
Mas você sabe o que é GLÚTEN?
O glúten é uma proteína vegetal presente em cereais como trigo, centeio, malte ou cevada, que, em contato com a água, forma uma espécie de gel, que dá liga e garante uma maior elasticidade em alimentos como pães, massas e biscoitos.
A principio, os alimentos com glúten podem ser consumidos livremente por pessoas que não tenham doença celíaca, alergias ou intolerância à essa proteína.
No entanto, pessoas com doença celíaca, alergia ao glúten e pessoas que têm intolerância ao glúten, não conseguem digerir bem esses tipos de alimentos, podendo apresentar sintomas como distensão abdominal, diarreia e perda de peso.
No geral, a alimentação de grande parte da população inclui muitos alimentos com trigo, o que faz com que o glúten seja consumido em grandes quantidades. Por isso, algumas pessoas, mesmo que não sejam alérgicos ou intolerantes, observam melhoras na saúde, especialmente o equilíbrio nas funções do intestino, quando reduzem o consumo de glúten.
O principal benefício de retirar o glúten da alimentação é a exclusão de alimentos industrializados e calóricos da dieta, como bolachas recheadas, pizzas, massas e bolos. Mesmo que a dieta sem glúten seja realizada por pessoas que não têm intolerância à proteína, sentem-se melhor porque, geralmente, começam a fazer uma alimentação mais balanceada, o que melhora o funcionamento do intestino e da saúde como um todo.
Além disso, a retirada do glúten da dieta pode diminuir a irritabilidade, os episódios de diarreia, gases e o inchaço abdominal em pessoas que têm intolerância a essa proteína.
Alguns alimentos que não contêm glúten:
- Frutas e vegetais;
- Leguminosas, como feijão, soja, grão de bico ou lentilha;
- Cereais, como arroz, quinoa, amaranto, milho e seus derivados;
- Tubérculos, como batata, fécula de batata, aipim, inhame,
- Proteínas, como carne, frango, ovos, tofu e peixes;
- Doces, como açúcar, chocolate, cacau, gelatinas e sorvetes;
- Temperos, como sal, tomilho, manjericão, orégano;
- Gorduras, como azeite, manteiga, óleo de coco, sementes de linhaça, de abóbora e de chia.
INGREDIENTES:
- 2 ovos
- 1 e 1/2 xicara de leite em pó
- 1 colher de sopa de fermento em pó
MODO DE PREPARO:
Misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Se quiser, pode colocar uma pitada de sal!
Modele com as mãos beeeem umedecidas, deixe as bolinhas bem molhadinhas! O pão sem glúten se desenvolve melhor no forno assim.
Leve ao forno médio pré aquecido até dourar.