O queijo vegano apresenta uma composição bem similar ao tradicional, mas sem o uso de ingredientes originários dos animais. Existem varias opções prontas no mercado, bem como diferentes opções de preparo. Ele pode ser feito com castanha-de-caju, amêndoas, batata, batata-doce, inhame, mandioca e até sementes.
Para essa receita usaremos amêndoas como base e, para dar firmeza, o agar-agar.
O agar-agar é uma microalga que possui propriedade espessante, gelificante e estabilizante. É uma espécie de gelatina vegetal, usado em receitas para dar maior consistência às sobremesas. Assim, devido às suas propriedades e ao fato de ser rico em fibras e minerais, como fósforo, potássio, ferro, cloro e iodo, celulose e proteínas, o agar-agar pode ajudar no processo de perda de peso e regulação do funcionamento do intestino.
Uma característica interessante do agar-agar é que, diferente da gelatina, ele não derrete em temperatura ambiente, o que o torna consideravelmente útil como ingrediente culinário.
Ingredientes
- 1 xic de amêndoas cruas sem sal (175g)
- 2 xic de água filtrada
- 1/2 limão espremido
- 1 colher de chá (5g) de ágar-ágar (gelificante vegetal)
- Sal a gosto (aproximadamente 1/2 colher de chá)
Modo de preparo
Deixe as amêndoas de molho em água por 8 a 12 horas, troque de água algumas vezes, se possível. Descarte a água do molho e bata as amêndoas com a água filtrada. Coe utilizando um voal, coador de pano ou pano de prato.
Volte o leite de amêndoas coado para o liquidificador e bata com o suco do limão, o sal e o ágar-ágar. Coloque em uma panela e deixe ferver em fogo baixo por 3 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar. Coloque em um recipiente (que vai dar o formato do queijo) e leve a geladeira por aproximadamente 2 horas. Eu uso a tampa da minha queijeira.