Oi pessoal, como vocês estão?
Hoje resolvi trazer um conteúdo um pouco diferente, trouxe um vídeo com meu treino favorito.
É um treino funcional que pode ser feito em qualquer lugar, não precisa de nenhum equipamento e você pode ir aumentando a intensidade aos poucos.
O objetivo do treino funcional é oferecer um melhor condicionamento físico, empregando exercícios que estimulem diferentes partes do corpo. Os movimentos funcionais dizem respeito a movimentos associados, multiplanares e que abrangem redução, estabilização e produção de força.
Veja alguns benefícios desse tipo de treinamento:
1. Aumento na capacidade cardiorrespiratória
Sentir o coração e a respiração acelerados é um bom sinal de que você está colocando seu corpo para funcionar na máxima potência. Isso ajuda a reduzir o risco de desenvolver várias doenças, como diabetes, hipertensão e colesterol alto.
2. Ajuda no emagrecimento
Treinamentos funcionais exigem muita energia, por isso, promovem um alto gasto calórico, o que auxilia no emagrecimento. Essa atividade acelera a queima de gordura em estoque — que fica armazenada no corpo quando consumimos mais do que gastamos.
3. Diminuição dos sintomas de depressão
Estudos mostram mudanças positivas no comportamento dos pacientes, relataram diminuição na sensação de desesperança – um sintoma muito comum da doença – e melhora na qualidade do sono.
4. Fortalecimento dos músculos e melhora da postura
Os treinos funcionais trabalham bastante a região do core, situada no abdômen. São esses músculos que dão sustentação a diversos outros membros, incluindo a coluna. Sendo assim, ao fortalecer o abdômen, você melhora a postura, diminuindo também dores na coluna.
5. Atividade dinâmica que melhora o astral
Circuitos funcionais costumam ser bastante dinâmicos. Por este motivo, são uma excelente alternativa para aqueles que acham a musculação repetitiva e não conseguem manter a constância na academia.
6. Boa relação tempo x resultados
Não é preciso muitas horas de treino para completar um circuito funcional inteiro. Sendo assim, esse tipo de prática tem uma ótima relação de tempo x benefício. Por isso, é indicado principalmente para quem tem pouco tempo disponível no dia.
VAMOS LÁ?
Comece fazendo quantas repetições conseguir e aumente aos poucos até chegar nas 10 repetições de cada exercício que eu fiz no vídeo.
Quando já estiver finalizando o treino com facilidade, você pode repeti-lo mais uma ou duas vezes, aumentando o volume de treino.